Conscientização com afeto: SCFV do CRAS Norte realiza palestra sobre o Maio Laranja
Estão sendo desenvolvidas atividades lúdicas, dinâmicas e outras rodas de conversa que visam estimular o diálogo, a informação e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.
Durante o mês de maio, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do CRAS Norte promoveu uma ação especial voltada à conscientização e proteção da infância. Crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos participaram de uma roda de conversa sobre o Maio Laranja, campanha nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

A atividade, marcada por escuta sensível e diálogo respeitoso, foi conduzida pela psicóloga Gessilene Pereira Silveira, integrante da equipe de Assistência Social do município. Com uma abordagem acessível e acolhedora, a psicóloga trouxe informações sobre os direitos das crianças, sinais de alerta para situações de risco e, sobretudo, orientações sobre onde e como buscar ajuda de forma segura.

A programação do Maio Laranja no CRAS Norte vai além da palestra. Durante todo o mês, a campanha continua com ações educativas e preventivas promovidas pela equipe do SCFV. Estão sendo desenvolvidas atividades lúdicas, dinâmicas e outras rodas de conversa que visam estimular o diálogo, a informação e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.
Saiba Mais:
A data faz referência à memória da menina Araceli Crespo, de apenas oito anos de idade. Ela foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta em 1973. A violência sexual de crianças e adolescentes pode ocorrer em várias idades (incluindo bebês).
O abuso sexual se configura quando a criança é usada por adulto, ou até um adolescente, para praticar algum ato de natureza sexual. Já a exploração sexual é quando eles são utilizados com propósito de troca ou de obter lucro financeiro ou de outra natureza em turismo sexual, tráfico, pornografia, ou também em rede de prostituição. Denuncie: Disque 100.
O Maio Laranja representa um compromisso coletivo com a proteção da infância.
Fonte: Diretoria Executiva de Comunicação e Inteligência
Descubra mais sobre Imbituba Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.