O episódio integra a série documental Raízes e convida o público a mergulhar na história dos sambaquis.

A valorização da história e da identidade cultural dos povos ancestrais vai ganhar destaque em Imbituba com a exibição do documentário “Raízes: Sambaqui, a história entre as conchas”, marcada para o dia 11 de julho, às 19h, na Biblioteca Pública Municipal. O evento é gratuito e aberto ao público, especialmente voltado a estudantes, professores, pesquisadores e interessados em arqueologia, história e cultura.

O episódio integra a série documental Raízes e convida o público a mergulhar na história dos sambaquis, com impressionantes sítios arqueológicos formados por conchas, ossos e utensílios, construídos por povos que habitaram o litoral sul de Santa Catarina há milhares de anos. A produção utiliza uma linguagem acessível e envolvente, despertando o olhar para a importância desses monumentos como patrimônio cultural.

Com direção do cineasta Rafael Guedes e apresentação do arqueólogo e professor Geovan Martins Guimarães, o documentário reforça a necessidade de preservar a herança deixada por esses povos originários e de promover o debate sobre identidade, memória e arqueologia.

A sessão terá duração de 60 minutos, seguida de um bate-papo com os realizadores. Após a estreia na biblioteca, o documentário será exibido em escolas da rede municipal, em uma iniciativa promovida pela Diretoria de Cultura da Secretaria de Turismo, Cultura e Inovação (SETUR).

Fonte: Diretoria Executiva de Comunicação e Inteligência


Descubra mais sobre Imbituba Online

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.