A técnica, considerada uma das ferramentas mais eficazes no controle químico, consiste na aplicação de inseticida de ação residual nas superfícies externas de locais com potencial para abrigar focos do mosquito.

Como parte das ações de enfrentamento ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, a Prefeitura de Imbituba, por meio da Secretaria de Saúde a da Vigilância Sanitária, realizou no dia 10 de julho a aplicação do Tratamento Perifocal em pontos estratégicos dos bairros Vila Santo Antônio e Nova Brasília.

A técnica, considerada uma das ferramentas mais eficazes no controle químico, consiste na aplicação de inseticida de ação residual nas superfícies externas de locais com potencial para abrigar focos do mosquito. O objetivo é eliminar os mosquitos adultos que repousam nos ambientes, impedindo que realizem a postura de ovos.

A operação foi conduzida por três Agentes de Combate às Endemias (ACEs), com o uso de uma bomba costal motorizada Guarany, seguindo os parâmetros definidos na Nota Técnica 007/GEZOO/DIVE/SUV/SES. O produto utilizado foi o Fludora® Fusion, aplicado após diluição que rende até 10 litros, possibilitando o tratamento em diversos locais com uma única preparação.

IMG_6997 
O primeiro local a receber o tratamento foi um comércio na entrada da Vila Santo Antônio. Em seguida, os agentes realizaram a pulverização em outros dois pontos no bairro Nova Brasília. O bairro é considerado uma área crítica no cenário epidemiológico municipal, concentrando 91 dos 363 focos de dengue registrados em 2025,  cerca de 26% do total de casos do município.

A Secretaria de Saúde de Imbituba destaca a importância da colaboração da população, evitando o acúmulo de água em recipientes e mantendo quintais limpos, para que o combate ao Aedes aegypti seja efetivo e contínuo. É fundamental eliminar criadouros do mosquito sempre que possível. Algumas dicas incluem:

Manter reservatórios ou caixas d’água cobertos com tampas, telas ou capas, impedindo que o mosquito Aedes aegypti deposite neles seus ovos; Evitar água parada em pneus, latas, garrafas vazias ou calhas; Realizar a limpeza regular da caixa d’água.

Além disso, algumas medidas de proteção individual são importantes. É possível proteger as regiões do corpo que costumam ficar mais expostas e, por isso, podem ser alvo do mosquito, usando camisas de mangas compridas e calças, por exemplo. O uso de repelente também é uma forma de prevenir a picada pelo mosquito transmissor da dengue.

De acordo com o Ministério da Saúde, os produtos mais indicados para prevenção são os à base de DEET (N-N-dietilmetatoluamida), IR3535 ou Icaridina.

Fonte: Diretoria Executiva de Comunicação e Inteligência


Descubra mais sobre Imbituba Online

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.