Diretoria de Resíduos Sólidos reforça pedido para uso correto dos contentores de coleta de vidros
Segundo a diretoria, ocorrido com frequência o descarte incorreto de materiais nesses espaços, o que compromete o processo de triagem e reciclagem.
A Prefeitura de Imbituba, por meio da Diretoria de Resíduos Sólidos, está intensificando as ações de coleta dos resíduos depositados nos contentores exclusivos para vidros, distribuídos em alguns pontos do município. No entanto, segundo a diretoria, tem ocorrido com frequência o descarte incorreto de materiais nesses espaços, o que compromete o processo de triagem e reciclagem.
De acordo com a equipe responsável pela coleta, muitos contentores destinados ao vidro estão sendo utilizados para o descarte de resíduos que não pertencem a essa categoria, como plásticos, metais, louças, papéis e, especialmente, lâmpadas fluorescentes, que são extremamente perigosas e não devem ser descartadas nesses locais em hipótese alguma.
A Diretoria reforça que os contentores verdes são exclusivamente para vidros recicláveis, como potes, frascos e garrafas. Esses materiais, quando separados corretamente, são encaminhados à Cooperzimba, responsável pela triagem e destinação adequada dos recicláveis, onde são transformados em novos produtos, gerando renda e sustentabilidade. “Queremos pedir o apoio da população para que o ciclo da reciclagem aconteça de forma eficiente e segura. O descarte incorreto atrasa a triagem, representa riscos para os trabalhadores da cooperativa e, em alguns casos, contamina todo o material coletado”, destaca a Diretora de Resíduos Sólidos Raquel Cabral.
Fonte: Diretoria Executiva de Comunicação e Inteligência
Descubra mais sobre Imbituba Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.