Escola Professora Hermínia de Souza Marques é finalista do Prêmio Lume: Escola Referência
O Prêmio Lume busca identificar, valorizar e divulgar experiências inovadoras no ensino público catarinense.
A Escola Municipal Professora Hermínia de Souza Marques, sob a gestão de Daniela Porsch Casagrande, foi confirmada como uma das finalistas da 3ª edição do Prêmio Lume: Escola Referência, iniciativa que reconhece práticas de excelência na educação pública de Santa Catarina. O resultado foi divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC) no Diário Oficial Eletrônico, no último dia 08 de agosto.
Criado em 2023, o Prêmio Lume busca identificar, valorizar e divulgar experiências inovadoras no ensino público catarinense. A ação é conduzida pelo Grupo Estratégico de Monitoramento dos Planos de Educação, que reúne o TCE/SC, o Ministério Público de Contas (MPC/SC) e o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), além de outras entidades ligadas à área educacional.
Entre os objetivos do prêmio estão, estimular o cumprimento dos planos de educação em todas as esferas, apoiar práticas pedagógicas inovadoras e inclusivas, promover a troca de experiências entre profissionais da educação e valorizar estudantes, professores, gestores e a comunidade escolar. “Este reconhecimento é de todos nós que vivemos e fazemos a Escola acontecer o dia a dia.Ele nos inspira a continuar inovando e fortalecendo uma escola cada vez mais acolhedora e inclusiva”, declarou a diretora da escola, Daniela Porsch Casagrande.
A avaliação das escolas ocorre em três fases. A Pré-qualificação, com seleção das cinco melhores instituições por mesorregião. Mérito, com escolha das duas com maior pontuação em indicadores de esforço escolar. Validação, com a análise detalhada das práticas pedagógicas, gestão e resultados, por meio de questionários e entrevistas.
Desempenho da Escola Professora Hermínia de Souza Marques
Na Região Sul, a Escola Municipal Professora Hermínia de Souza Marques ficou entre as cinco primeiras na etapa de pré-qualificação e avançou para a segunda fase, conquistando lugar entre as duas instituições de maior destaque em mérito. Agora, chega à etapa final de validação, que será decisiva para a definição dos vencedores de 2025.
A presença da Escola Municipal Professora Hermínia de Souza Marques entre as finalistas reforça a qualidade e a inovação do trabalho pedagógico desenvolvido pela instituição. “Temos que comemorar esta conquista que reforça o trabalho desenvolvido na nossa cidade. Aponta que estamos no caminho certo, o de gestão escolar eficaz e comprometida com a transparência e a excelência, servindo de inspiração para outras unidades da rede pública”, declarou o Secretário de Educação, Esporte e Juventude, Josué Espezim.
As escolas vencedoras serão conhecidas em evento oficial no fim do ano. Mesmo sem o título máximo, chegar até a fase de validação já é motivo de celebração, pois garante à Escola Professora Hermínia de Souza Marques o reconhecimento estadual e a certificação como instituição de destaque na educação pública catarinense.
Fonte: Diretoria Executiva de Comunicação e Inteligência
Descubra mais sobre Imbituba Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.