Porto de Imbituba recebe escala adicional de navio com origem na Ásia
No dia 21 de agosto, o Porto de Imbituba celebrou um marco em sua trajetória de crescimento logístico com a primeira atracação do navio porta-contêineres CMA CGM Sainte Anne, uma embarcação de longo curso (Longo Curso é o transporte marítimo entre diferentes países) que entra como uma escala adicional no Porto.
Operando sob bandeira francesa, o CMA CGM Sainte Anne possui 268,01 metros de comprimento (LOA) e 44 metros de boca (largura), sendo uma embarcação moderna e apta a atender às demandas do comércio global.
Procedente do Porto de Santos (SP), o CMA CGM Sainte Anne segue agora para Singapura, levando cargas de exportação embarcadas em Imbituba, como equipamentos eletrônicos, além de outras. O navio trouxe cargas oriundas de importantes portos asiáticos, Xangai, Shekou, Singapura e portos do Vietnã, que passaram por Imbituba para transbordo com destino a países do Cone Sul, como Argentina (Buenos Aires) e Uruguai (Montevidéu).

“A atracação do CMA CGM Sainte Anne em Imbituba reforça o protagonismo de Santa Catarina na logística internacional e evidencia o potencial do Porto como um polo estratégico para o comércio global. Essa conexão direta com a Ásia é resultado de uma política portuária que valoriza eficiência, segurança e integração com o setor produtivo”, destaca o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins.
“O navio CMA CGM Sainte Anne vindo da Ásia representa um passo importante na internacionalização do Porto de Imbituba. Estamos ampliando nossa conectividade global e oferecendo mais competitividade para os exportadores e importadores da região. Este é o resultado de um trabalho contínuo em parceria com operadores e armadores, que veem em Imbituba um porto eficiente, seguro e com grande potencial de crescimento”, destaca o diretor-presidente do Porto de Imbituba, Christiano Lopes.
A atracação deste extra call (uma escala adicional de navio que não integra a rota regular do Porto) representa um importante avanço estratégico para o Porto de Imbituba, que vem se consolidando como um dos principais complexos portuários do Sul do Brasil. A nova conexão direta com o continente asiático amplia significativamente as oportunidades de negócios para exportadores e importadores da região, além de fortalecer a competitividade logística de Santa Catarina no cenário internacional.
Em complemento a esse marco, o Porto de Imbituba recebeu recentemente uma autorização estratégica da Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos de Santa Catarina, para a realização de 40 manobras experimentais com navios porta-contêineres. Com isso, o Porto está apto a receber embarcações de até 366 metros de LOA (comprimento total) e calado máximo de 13,5 metros, o que representa um novo patamar operacional e expande significativamente sua capacidade de atendimento a grandes navios.
Fonte: Comunicação Social SCPAR Porto de Imbituba
Descubra mais sobre Imbituba Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.