Prefeito Michell Nunes realiza visita técnica à área da antiga ICC
O prefeito de Imbituba, Michell Nunes, acompanhado por uma comitiva composta pelos vereadores Darlan Back, Matheus Gelinski, Eduardo Faustina, Paulo Sete e Teko, pelo chefe de gabinete Marco Aurélio, pelos Secretários de Infraestrutura e Obras Deivid Rafael Aquino e de Gestão e Desburocratização Giovane Ferreira, e o Procurador-geral do município Pedro Monteiro, além do presidente do Porto de Imbituba, Christiano Lopes de Oliveira e sua equipe, realizou recentemente uma visita à área da antiga Indústria Carboquímica Catarinense (ICC). O objetivo da visita foi a verificação da atual situação da área e das estruturas existentes no local, além de uma aproximação com os profissionais da Petrobras, que são os responsáveis pela administração do local.
A ICC foi uma empresa estatal do ramo carboquímico que teve suas atividades encerradas por determinação do governo federal nos anos 1990, no contexto do programa de privatizações. O fechamento da empresa resultou na demissão de 276 funcionários, causando impacto direto na economia local. Desde então, o patrimônio da ICC passou por diversos processos, incluindo tentativas de venda e transferências entre estatais. Em 2000, os bens foram repassados à Gaspetro (Petrobras) como forma de quitação de dívidas.
Atualmente, o terreno urbano da antiga ICC abrange cerca de 257 hectares e abriga aproximadamente cinco milhões de toneladas de insumos industriais como sulfato de cálcio, óxido de ferro e gesso agrícola, materiais que poderiam ser aproveitados por setores como o da agricultura e construção civil.
Durante décadas, cerca de 75% dessa área foi ocupada por famílias de agricultores locais. Com tamanho e localização estratégica, o terreno é hoje um dos maiores espaços públicos potenciais de Imbituba.
Segundo o prefeito Michell Nunes, a visita representa o primeiro passo em uma tentativa de diálogo. “Queremos abrir um canal direto com a Petrobras e buscar soluções que beneficiem toda a cidade. Essa área tem enorme potencial de uso social, econômico e ambiental. Estamos tratando com seriedade e responsabilidade esse tema, que pode se transformar em uma grande oportunidade para Imbituba”, afirmou o prefeito.
Fonte: Diretoria Executiva de Comunicação e Inteligência
Descubra mais sobre Imbituba Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.