Atividades manuais fortalecem inclusão e desenvolvimento na Escola Belarminda de Souza Pires
As experiências ampliam o funcionamento adaptativo dos estudantes e impactam positivamente o desempenho escolar.
A Escola Municipal Profª Belarminda de Souza Pires vem se destacando com o trabalho realizado na Sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE). Sob a orientação das professoras Rosenete Rodrigues Leopoldo e Eliziane do Espírito Santo Vieira, os alunos participam de atividades manuais que unem ludicidade, funcionalidade e simbologia, promovendo avanços significativos no processo de aprendizagem e socialização.
As propostas pedagógicas desenvolvidas têm como objetivo favorecer a interação entre pares, estimular a atenção compartilhada e despertar o interesse pelo outro. “Esses momentos também contribuem para a construção da autonomia e independência dos nossos alunos, reduzindo, de forma gradual, os apoios necessários e incentivando a realização de tarefas práticas do dia a dia na escola”, destacou uma das coordenadoras.

Segundo a equipe pedagógica, as experiências ampliam o funcionamento adaptativo dos estudantes e impactam positivamente o desempenho escolar. Ao fortalecer habilidades executivas que, muitas vezes, apresentam defasagens, os alunos passam a superar barreiras que antes prejudicavam seu aprendizado.
Integradas ao cotidiano pedagógico, essas práticas constroem um ambiente mais inclusivo e estimulante, contribuindo para o desenvolvimento global dos estudantes.
Fonte: Diretoria Executiva de Comunicação e Inteligência
Descubra mais sobre Imbituba Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.