A ação fez parte do Programa Artesanato SC- Prata, em parceria com o Sebrae, que busca fortalecer a produção artesanal catarinense.

A Secretaria de Turismo, Cultura e Inovação, por meio da Diretoria de Cultura, promoveu, na terça-feira (13), uma capacitação especial voltada aos artesãos de Imbituba. A ação fez parte do Programa Artesanato SC – Prata, em parceria com o Sebrae, que busca fortalecer a produção artesanal catarinense, promover a qualificação profissional e ampliar as oportunidades de comercialização para quem vive do ofício.

O encontro, que aconteceu no Centro Catequético da Igreja de Vila Nova, foi conduzido pelo diretor de Cultura, Ronaldo Augusto Pires, que apresentou a temática “Patrimônio Cultural” aplicada à realidade de Imbituba. Durante a formação, os participantes puderam conhecer a história cronológica e cultural da cidade, compreendendo como tradições, memórias e saberes moldaram a identidade local.

e84bd142-ec5e-43b9-a1db-3edeecc88e3e 
A capacitação também reforçou a importância de o artesão reconhecer-se como guardião do patrimônio imaterial, capaz de transmitir a essência cultural de Imbituba por meio de suas criações. “Conhecer a nossa história é fundamental para que o artesanato continue sendo um reflexo vivo da identidade imbitubense, carregando memórias, saberes e significados que fortalecem nossa cultura”, destacou Ronaldo Augusto Pires.

Os participantes visitaram locais históricos do município, como a Igreja Sant´Anna de Vila Nova, onde aprenderam de perto sobre sua história, arquitetura e festividades religiosas. O grupo também fez uma visita especial a Casa Açoriana no Memorial da Cultura Açoriana. 

00a84539-0652-4124-a05e-d65f2c91ceb7 

Fonte: Diretoria Executiva de Comunicação e Inteligência


Descubra mais sobre Imbituba Online

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.