Encontro de formação incentiva o uso da experimentação nas aulas de ciências dos anos iniciais em Imbituba
“Transformar a Curiosidade em Conhecimento: O Papel da Experimentação nas Aulas de Ciências” foi o tema do encontro formativo promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Juventude de Imbituba na tarde da última terça-feira (06). Voltado aos Professores Auxiliares de Ensino (PAEs) de Ciências dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), o evento teve como objetivo fortalecer as práticas pedagógicas e incentivar o uso da experimentação como estratégia central nas aulas da disciplina.
A formação foi conduzida pela professora Fernanda Oliva Drumond, docente efetiva da Rede Municipal, que atua na Escola Municipal Padre Dr. Itamar Luiz da Costa, onde também é responsável pelo Laboratório de Ciências. Convidada como formadora do encontro, Fernanda compartilhou experiências práticas e acessíveis aplicadas em sala de aula, que têm se mostrado eficazes na promoção do pensamento científico entre os alunos.

Durante o encontro, os professores vivenciaram atividades experimentais lúdicas utilizando materiais simples do cotidiano.
O Setor Pedagógico da secretaria reforçou a importância da utilização dos laboratórios de aprendizagem já existentes nas escolas da rede, destacando que as aulas de Ciências devem ir além do livro didático. A proposta é envolver os alunos em práticas vivas e interativas, nas quais possam observar fenômenos, levantar hipóteses, testar ideias e construir conhecimentos a partir de suas próprias investigações.
Além da experimentação, o encontro também orientou os PAEs quanto à importância do planejamento pedagógico colaborativo, da documentação das práticas com registros em fotos e vídeos e da promoção de exposições científicas entre turmas ao longo do ano letivo. A proposta é transformar as escolas em ambientes dinâmicos de troca, investigação e encantamento pelo saber científico.
Para o secretário de Educação, Esporte e Juventude, Adilsander Sampaio, a formação é um passo importante no fortalecimento do ensino de Ciências nos Anos Iniciais. “Queremos que nossas crianças desenvolvam o pensamento crítico e a curiosidade investigativa desde os primeiros anos de escola. A experimentação é uma poderosa aliada nesse processo, pois aproxima o conhecimento da realidade e estimula a descoberta”, destacou o secretário.
Fonte: Diretoria Executiva de Comunicação e Inteligência
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