As formações têm como proposta estimular metodologias ativas e inovadoras, por meio de oficinas dinâmicas.

A formação dos professores é um dos pilares para garantir uma educação de qualidade, capaz de despertar nos estudantes a curiosidade, o interesse pelo conhecimento e o desenvolvimento do pensamento científico. Por isso, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Juventude, vem promovendo uma série de encontros formativos com os Professores Auxiliares de Ensino (PAEs) de Ciências e Coordenação Pedagógica, com o objetivo de oferecer experiências práticas, criativas e alinhadas à Base Nacional Comum Curricular, ao Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense e à Proposta Curricular do Município de Imbituba.

As formações têm como proposta estimular metodologias ativas e inovadoras, por meio de oficinas dinâmicas, atividades “mão na massa”, experimentos simples com materiais acessíveis e a integração das Ciências com outras áreas do conhecimento. Dessa forma, os educadores saem preparados para levar às salas de aula vivências que aproximam teoria e prática, tornando o aprendizado mais atrativo e significativo.

0871f717-b532-4acc-a0f9-d3368811f7ca 

O ciclo de encontros iniciou em 06 de maio, no laboratório de Ciências da Escola Básica Municipal Padre Dr. Luís da Costa, no Bairro Guaiúba, com a professora da rede municipal Fernanda Oliva Drumond. Os participantes puderam realizar experimentos, observar lâminas em microscópio e até produzir creme hidratante para as mãos, atividades que também são aplicadas aos estudantes.

Durante o recesso escolar, os PAEs também participaram das formações gerais organizadas pela SEDEJ, voltadas para todos os professores da rede.

Já a formação da última sexta-feira (15) foi no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) em Garopaba. Conduzida pelo professor Eduardo Cargnin Ferreira, a formação apresentou de forma leve e criativa como os conteúdos de Ciências podem ser trabalhados em sala de aula, utilizando recursos simples e muitas vezes reaproveitados. De acordo com o Secretário de Educação, Esporte e Juventude, Josué Espezim, as formações são necessárias e fundamentais para a qualidade do ensino. “Além de aproximar os docentes das possibilidades que a instituição pode oferecer aos estudantes, a experiência reforça a importância da prática como ferramenta pedagógica a ser aplicada em sala de aula”, destacou. 

77e2c4b3-ee6b-413b-9eb5-0cdb794b96c1 
No próximo encontro marcado para o dia 08 de outubro, os PAEs de Ciências e Coordenadores Pedagógicos terão uma vivência no Museu da Baleia de Imbituba, em parceria com a Diretoria de Cultura. A atividade unirá conhecimento científico, história e preservação ambiental, ampliando ainda mais as perspectivas de ensino.

Fonte: Diretoria Executiva de Comunicação e Inteligência


Descubra mais sobre Imbituba Online

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.