Imbituba se destaca nos editais da Fundação Catarinense de Cultura e celebra reconhecimento estadual
A participação expressiva de Imbituba nos editais estaduais reforça o compromisso dos fazedores de cultura com a identidade local e o desenvolvimento social e econômico por meio da arte.
A cultura de Imbituba segue ganhando força e visibilidade em Santa Catarina. Artistas, produtores, coletivos e mestres da cultura local foram contemplados em diversos editais da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), resultado que evidencia a potência criativa do município e seu papel relevante na preservação, promoção e valorização das expressões culturais e artísticas.
A participação expressiva de Imbituba nos editais estaduais reforça o compromisso dos fazedores de cultura com a identidade local e o desenvolvimento social e econômico por meio da arte. Os projetos aprovados abrangem desde literatura, audiovisual e oficinas formativas até manifestações tradicionais, como a pesca artesanal, o artesanato e os engenhos de farinha, além de grupos culturais e blocos carnavalescos.
De acordo com o Diretor de Cultura, Ronaldo Augusto Pires, esse reconhecimento estadual é motivo de orgulho para Imbituba. “Com certeza. E representa um incentivo para a continuidade de projetos culturais transformadores, que mantêm vivas as tradições, estimulam a economia criativa e contribuem para a formação artística das nossas futuras gerações”, declarou.
Destaques imbitubenses nos editais
Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2024
Luana de Gusmão Silveira: “Ciclo de oficinas literárias: transvendo as escolas – 3ª edição”, Juslaine Meire do Prado: “Formação em Segurança no Circo”, Alana Meneghel Reis: “Sementes”.
Edital de Prêmio Expressões Culturais dos Povos Indígenas, Quilombolas e Tradicionais de SC – PNAB SC 2024
Emerson dos Santos: “Artes da Pesca Artesanal nos Areais da Ribanceira”, Associação Comunitária Rural de Imbituba: “Salvaguarda do patrimônio imaterial e material da comunidade tradicional dos Areais da Ribanceira”, Vanilda Miguel da Rosa: “Mãe Vany Miguel – Terreiro de Umbanda Luz dos Orixás”.
Pontos de Cultura – PNAB SC 2024
Juliana Resende Dutra: “Coletivo Intervenção Cultural”, Gloria Noemi Muia: “Coletivo Capoeira de Valor – Núcleo Mestre China”, Hector Pacheco Siduro: “Bloco Carnavalesco Itacami”, Jeferson Costa do Carmo: “Grupo de Estudos Capoeira Angola SC”
Circuito Catarinense de Cultura – PNAB SC 2024
Luana de Gusmão Silveira: “Livrolícias: mediação e formação literária”, Daniela Scartazzini: “Passinho de Arte”, José Luiz Cirqueira Falcão: “Eles Fazem Assim: histórias e atuações de três mestres da capoeira em SC”, Associação da Amorosa Compostagem: “Saberes da Terra: Dona Flora e Dona Compostilda”, Juçara de Oliveira Borges Pacheco: “Histórias de Criança, por Crianças”, Juslaine Meire do Prado: “V Mostra de Tecido Acrobático”, Pedro Pinheiro e Sousa Pires: “Elementos Clássicos”, Hibisco Verde LTDA: “Encontro de Quintal”, Associação Imbitubense de Teatro Cia Desmontagem Cênica: “VI Maratona Cultural no Teatro Usina”.
Prêmio Catarinense de Cinema – Edição 2024
Cineclub Bicuíra (Alana Meneghel Reis), Cine Teatro Usina: “Circulação da Mostra de Curtas Infantis”.
Edital Mestres da Cultura Popular – PNAB SC 2024
Anilton Souza Sabino: saberes sobre engenhos de farinha na Ribanceira, Martinho da Silveira: saberes da pesca artesanal, Luiz João Farias: engenhos de farinha de SC, Ondina Vieira da Rosa: arte do tear, Tereza Cardoso Farias: sabor da bijajica, Lidia Mara Fernandes, Lucenir Martins Freitas: mestre do artesanato.
Fonte: Diretoria Executiva de Comunicação e Inteligência
Descubra mais sobre Imbituba Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.