A reabertura acontece após medidas de segurança e preservação da antiga Usina Termelétrica, tombada pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

A Prefeitura de Imbituba, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Inovação, confirma a retomada das atividades do Museu Teatro Usina, um dos principais símbolos históricos e culturais do município. A reabertura acontece este mês, após medidas de segurança e preservação da antiga Usina Termelétrica, tombada pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

Histórico e preservação do patrimônio

A Usina Termelétrica de Imbituba, inaugurada em 1910, é reconhecida como patrimônio histórico de relevância municipal e estadual. Desde 2021, rachaduras na chaminé vinham sendo monitoradas. Em janeiro de 2025, após vistoria técnica da Defesa Civil e de engenheiros da Prefeitura, foi determinado o isolamento preventivo do entorno e a interdição do local, diante do risco estrutural. Desde então o Museu permanece interditado. 

teatro-usina-e-temporariamente-interdita 

Em 14 de março de 2025, o município recebeu parecer técnico da Fundação Catarinense de Cultura, responsável pelo tombamento do imóvel à nível estadual. O documento reforçou a relevância histórica e cultural da edificação e recomendou a elaboração de projeto de restauro, destacando a chaminé como elemento identitário de Imbituba, símbolo do patrimônio industrial catarinense.

Com apoio da Fundação Catarinense de Cultura, a Prefeitura avançou na elaboração do projeto de restauro, que prevê soluções técnicas e arquitetônicas para garantir a preservação e futura recuperação da edificação.

Após novo laudo técnico, a Prefeitura autorizou a redução do perímetro de isolamento da chaminé, com delimitação de 12 metros, instalação de tapumes, sinalização e vistorias mensais até o início das obras de recuperação. Com as medidas em vigor, parte da edificação anexa foi liberada para uso cultural.

A retomada acontecerá em parceria com a CIA Desmontagem Cênica. O retorno das atividades será marcado pelo Festival de Teatro “Desmontagem em Cena”, que acontece entre os dias 18 e 21 de setembro, viabilizado por meio da Lei Aldir Blanc.

O diretor de Cultura de Imbituba, Ronaldo Augusto Pires, destacou a importância do momento. “A retomada das atividades no Museu Teatro Usina representa a vitalidade da cultura imbitubense. Ao mesmo tempo em que trabalhamos pela preservação do patrimônio, garantimos que o espaço continue vivo, recebendo artistas e público, e fortalecendo a identidade cultural da nossa cidade”, declarou. 

Fonte: Diretoria Executiva de Comunicação e Inteligência 


Descubra mais sobre Imbituba Online

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.