Projeto “Poesia que Alimenta” incentiva leitura e escrita entre alunos da E.M. José Vanderlei Mayer
A cada mês, novas reflexões são trabalhadas, permitindo que os alunos escrevam seus próprios poemas.
Quando a leitura é incentivada desde cedo, os resultados refletem no futuro. É com esse intuito que o projeto ‘Poesia que Alimenta’ vem plantando uma semente de conhecimento, leitura e escrita aos alunos da Escola Municipal José Vanderlei Mayer. Na manhã desta quinta-feira (21), a escola foi palco do 4º Encontro Poético do projeto, que neste mês abordou o tema “Profissões”. A iniciativa tem transformado a rotina da escola, além de incentivar a leitura e a escrita desde pequenos, ela desperta nas crianças valores éticos e morais.
O projeto envolve 84 estudantes do EDUTI, que ao longo do ano exploram diferentes temas inspirados em um livro escolhido no início do ano letivo. A cada mês, novas reflexões são trabalhadas, permitindo que os alunos escrevam seus próprios poemas. O ponto alto acontece no final do ano, quando é realizado o lançamento de um livro coletivo, reunindo as produções das crianças.
Além da dimensão pedagógica, o projeto também tem um importante viés social. Graças ao apoio dos “padrinhos do coração”, que contribuem com R$ 10 mensais, a escola consegue comprar pães que são distribuídos para as famílias, beneficiando todos os alunos.
A coordenadora do projeto, Edimaura Vieira Marques, destacou a relevância da iniciativa para a formação integral dos estudantes. “A poesia abre portas para a imaginação, mas também para valores que as crianças levam para a vida. É emocionante ver o quanto elas se encantam em escrever e se expressar através dos poemas”, disse a emocionada professora.
Reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) como uma das Experiências Inspiradoras do Brasil, o “Poesia que Alimenta” reflete a dedicação da rede municipal com uma educação criativa e humanizada.
Para o secretário de Educação, Josué Espezim, a ação é um exemplo de como o incentivo à leitura pode transformar realidades. “Estamos formando leitores e escritores desde cedo, mas acima de tudo, cidadãos conscientes. O projeto é um orgulho e mostra o quanto a escola pública pode inovar e encantar”, declarou.
No final do ano acontecerá um Sarau de Encerramento com todos os poemas selecionados. O evento de hoje contou com a participação da comunidade escolar, professores, padrinhos e convidados que participaram das palestras das profissões, que juntos, prestigiaram as produções dos alunos e celebraram mais um capítulo dessa iniciativa que une literatura, solidariedade e educação.
Fonte: Diretoria Executiva de Comunicação e Inteligência
Descubra mais sobre Imbituba Online
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.